Denúncias sobre crianças e adolescentes que estejam sendo expostas a ‘ideologia de gênero’ podem ser feitas através do telefone 100.
O Disque 100 é o canal de denúncias de violações dos direitos humanos comandando pelo Ministério Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), que desde abril permite este tipo de denúncia.
Comandado pela ministra Damares Alves, a pasta incluiu a classificação de ‘ideologia de gênero’ no Manual de Taxonomia de Direitos Humanos da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, lançado em abril deste ano.
O documento traz informações sobre vários tipos de violações de direitos humanos, que são dividas em classes, subclasses e espécies. O atendimento é classificado de acordo com esses termos.
No Manual, encontramos uma lista de motivações que levam à violações de direitos humanos com razões como idade, etnia, orientação sexual e ideologia de gênero.
Recentemente uma escola em Resende, no Rio de Janeiro, foi denunciada por promover “comunismo e ideologia de gênero”. O diretor da Escola municipal Getúlio Vargas, Paulo Henrique Nogueira, foi chamado a depor após o Disque 100 receber uma denúncia anônima.
Por: Leiliane Lopes